DIVULGAÇÕES SMOF - Secretaria Municipal de Orçamento e Finanças 2024

 DIVULGAÇÕES SMOF - Secretaria Municipal de Orçamento e Finanças 2024



1. PROJETO DE DIVULGAÇÕES SMOF – Secretaria Municipal de Orçamento e Finanças Município de Ibiraiaras

Identificada dificuldade no que diz respeito às divulgações da Secretaria de Orçamento e Finanças no município. A equipe de publicidade é terceirizada e, mesmo o município sendo de pequeno porte – 6.776 habitantes, segundo o IBGE (2022) – há 7 secretarias e as ações do prefeito e do vice-prefeito para realizar divulgações.


2. APRESENTAÇÃO DO PROJETO

O “PROJETO DE DIVULGAÇÕES SMOF – Secretaria Municipal de Orçamento e Finanças” busca, essencialmente a divulgação de ações diversas com objetivos bastante específicos. A Secretaria Municipal de Orçamento e Finanças (SMOF) de Ibiraiaras/RS tem como objetivo principal promover a gestão eficiente dos recursos públicos do município, assegurando a transparência, a responsabilidade fiscal e, a aplicação dos recursos públicos de forma planejada e estratégica buscando estar sempre regular com os órgãos fiscalizadores e realizar entrega eficiente aos munícipes.

Neste contexto, a comunicação social assume um papel fundamental para divulgar as ações da SMOF e promover a interação com a comunidade. O presente projeto visa estabelecer um plano estratégico de comunicação para a SMOF, utilizando as mídias sociais como principal ferramenta de divulgação, além de possuir um relacionamento estreito com a Rádio Nativa – a rádio da cidade e, também utilizar esse canal para as comunicações, eventualmente a comunicação é realizada com um carro de som nas ruas do perímetro urbano ou ainda, contatos telefônicos e envio de mensagens SMS/Whatsapp.

Divulgar as ações da SMOF de forma clara, objetiva e transparente para a comunidade de Ibiraiaras irá informar, divulgando os programas, projetos e serviços da SMOF, prestar contas à população sobre a gestão dos recursos públicos, esclarecer dúvidas e dar retorno às solicitações da comunidade. Também irá educar a população, promovendo a educação fiscal e conscientiza a população sobre a importância da gestão pública eficiente, divulga informações sobre o orçamento municipal, a Lei de Responsabilidade Fiscal e outros temas relevantes ainda, incentivar a participação da comunidade na gestão pública.

Com isso haverá maior engajamento, estimulando a participação da comunidade nas decisões da SMOF, criando e colocando em uso um canal de diálogo direto com a população, fortalecerá a transparência da gestão pública. O público-alvo deste projeto é a comunidade de Ibiraiaras, em especial os contribuintes, pessoas físicas e jurídicas que pagam impostos e taxas ao município, cidadãos em geral (todos os cidadãos de Ibiraiaras têm direito a saber como a administração pública está gerindo os recursos do município)

A divulgação das ações da SMOF deve ser feita de forma acessível a todos os públicos incluindo os jovens e estudantes pois, é importante conscientizar as novas gerações sobre a importância da gestão pública eficiente e da participação social. É importante que todo este público esteja informado sobre como seus recursos estão sendo utilizados.

            Foram destacados e ramificados 4 objetivos específicos, gerando 34 Ações com metas e indicadores definidos e planejados para os 12 meses do ano inclusive realizando entrega completa e detalhada até o orçamento para a aplicação.

Esse plano elaborado pelo atual Secretário de Orçamento e Finanças (SMOF) de Ibiraiaras/RS, apresenta o projeto e que tem como objetivo principal difundir a informação, uma vez que a secretaria deve promover a gestão eficiente dos recursos públicos do município, assegurando a transparência, a responsabilidade fiscal e a aplicação dos recursos de forma planejada e estratégica. Ainda: servirá como guia, ou seja, permitirá a qualquer gestor futuro que acessar e utilizar a ferramenta, a dar continuidade no trabalho (ou ampliar/aprimorar) na própria secretaria ou ainda replicá-lo, em outra entidade/instituição, realizando os devidos ajustes.

A comunicação social assume um papel fundamental para divulgar as ações da SMOF e promover a interação com a comunidade. O presente projeto visa estabelecer um plano estratégico de comunicação para a SMOF, utilizando as mídias sociais e a Rádio Nativa FM Ibiraiaras as principais ferramentas de divulgação.

"Planejar é uma maneira de trazer o futuro para o presente, para que possamos fazer algo a respeito agora." - Alan Lakein


3. APRESENTAÇÃO DA ENTIDADE OU ÓRGÃO PROPONENTE

O município: Ibiraiaras localiza-se na região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Segundo a divisão do IBGE, encontra-se na “10ª Microrregião – Passo Fundo” e na Mesorregião “Noroeste do Estado”, e na Região fisiográfica dos Campos de Cima da Serra. Coordenadas Geográficas: a sede do Município de Ibiraiaras localiza-se na latitude 28º 22´ 12” e na longitude 51º 38´ 09”. Limites: ao norte, Lagoa Vermelha e Caseiros; ao sul, David Canabarro e São Jorge; a leste, Lagoa Vermelha; ao oeste, Muliterno. Possui 292,160 km².

À Secretaria Municipal de Orçamento e Finanças – SMOF – cabe realizar os programas financeiros, a elaboração da proposta orçamentária, o controle do orçamento, o processo contábil da receita e da despesa, a aplicação das leis fiscais e todas as atividades relativas a lançamento de tributos e arrecadação de rendas municipais; fiscalização dos contribuintes; recebimento, guarda e movimentação de bens e valores; preparo dentro dos prazos legais e contratuais do processo de prestação de contas de recursos transferidos pelo Estado e União; o processamento das contas com direta intervenção em todas as fases do controle, liquidação, pagamento de empenhos prévios; organização do calendário fiscal e do cronograma da despesa. Junto à secretaria encontramos:

Na entrada da prefeitura municipal, à direita, encontramos os setores de: Arrecadação, setor de Fiscalização e setor de Tributos. O trabalho desses 3 setores é tratado de maneira muito semelhante por isso, atualmente os 3 servidores encontram-se no mesmo espaço físico (mesma sala).

A Contabilidade fica na sala ao lado e o profissional contador a ocupa.

O setor de Empenhos e a Tesouraria, ocupam a sala seguinte. Um profissional para cada área citada.

Setor do ICMS Primário (Bloco do Produtor Rural) e a Sala do Empreendedor ficam do outro lado do corredor, o atendimento é realizado por uma servidora e, o secretário de orçamento e finanças, atualmente ocupa esta sala também, realizando um contato mais direto e pessoal com os contribuintes, empreendedores e, produtores rurais.

A previsão legal da criação da secretaria encontra-se no Decreto Municipal nº 3.018 de 30/01/2020 que Dispõe Sobre o Regimento Interno da Estrutura Administrativa do Município de Ibiraiaras, Define a Estrutura Interna dos Órgãos que a Compõe, e dá Outras Providências.

 


4. JUSTIFICATIVA OU DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO: O QUE O PROJETO

QUER FAZER, RESOLVER OU SOLUCIONAR?

O projeto visa solucionar uma situação identificada: a percepção de falta de transparência. A palavra “percepção” está presente pois, legalmente há centenas de publicações, entregas e exigências anuais regulamentadas legalmente e cobradas pelos Tribunais de Contas, Ministério Público e Controle Interno da prefeitura.

Portanto, reconhece-se que, apesar das regulamentações existentes, a percepção dos contribuintes pode divergir da realidade legal. Isso ressalta a importância de não apenas atender aos requisitos legais, mas também de comunicar efetivamente as audiências, ações, entregas e resultados.

 

4.1. SITUAÇÃO INICIAL

Dificuldade de acesso à informação: a população de Ibiraiaras não possui acesso fácil e compreensível às informações sobre a gestão dos recursos públicos, a informação tem que ser colocada em frente aos potenciais interessados já que as informações sobre o orçamento municipal e a execução das despesas são complexas e pouco acessíveis ao público leigo.

Assim, a falta de acesso à informação (lê-se acesso espontâneo/divulgação ostensiva) gera desconfiança da população em relação à administração municipal. Por exemplo: a população não sabe como seus impostos estão sendo utilizados, mesmo havendo audiência pública e as publicações legais no site da prefeitura e Diário Oficial dos Municípios.

Baixa participação social e desinteresse da população: a população de Ibiraiaras não se envolve nas decisões sobre a gestão dos recursos públicos, a população é em número pequeno (6.776 habitantes) e, mesmo assim é difícil arrolar conselheiros para os Conselhos Municipais, convencer para que haja participantes em ações e, diversas outras demandas que exigem essa participação. A consequência disso é que há falta de conhecimento sobre os mecanismos de participação, a população não sabe como participar da gestão pública, não conhece os Conselhos Municipais, não sabem como apresentar sugestões e críticas e protocolar e exigi seus próprios direitos/requerimentos. As consultas públicas sobre o orçamento municipal e outras audiências públicas são muito pouco frequentadas.

Relação que acaba se distanciando: a relação distante entre a administração municipal e os munícipes pode resultar em falta de compreensão, confiança e participação cidadã. É fundamental promover a comunicação para construir uma parceria mais eficaz e benéfica para ambas as partes.

 

4.2. PROBLEMA

Portanto, o Projeto de Divulgações da SMOF que está sendo proposto, visa a resolução do problema de comunicação e irá aumentar a transparência da gestão dos recursos públicos, a aplicação do mesmo irá incentivar a participação social nas decisões sobre o orçamento municipal, combater a desinformação e notícias falsas/calúnias (atualmente chamadas e classificadas de “fakenews”), irá aproximar a administração da sociedade civil e fortalecer a confiança dos cidadãos ibiraiarenses na gestão pública.

Ao alcançar esses objetivos, o projeto contribuirá para a construção de uma gestão pública mais eficiente, transparente e participativa em Ibiraiaras/RS.

A iniciativa busca abordar e combater principalmente a percepção de falta de transparência. Apesar das inúmeras exigências regulamentares para publicações legais – que efetivamente são cumpridas - é percebido que a gestão pública está dentro dos prazos legais e em conformidade junto aos órgãos fiscalizadores, porém, a percepção dos cidadãos é que pode estar distanciada da realidade legal. É necessário destacar a importância não apenas de cumprir os requisitos legais, mas também de comunicar de maneira efetiva as audiências, ações e resultados para promover uma compreensão mais precisa e transparente.

 

5. BENEFICIÁRIOS OU PÚBLICO-ALVO

O público alvo é a população em geral, os cidadãos do município. O projeto de divulgações permite que os cidadãos ibiraiarenses compreendam como seus recursos estão sendo utilizados, promovendo a transparência da gestão pública.

Mais precisamente é possível detalhar essa informação apresentando os dados abaixo.

Cidadãos do município: 6.776 habitantes, a população é composta de 50,3% (3.408) de população do sexo masculino e 49,7% (3.368) a população do sexo feminino. Faixa etária: 0 a 14 anos: (21,2%) – 1.436 pessoas; 15 a 64 anos: (67,4%) – 4.567 pessoas; 65 anos ou mais: (11,4%) – 773 pessoas.

Pirâmide Etária:


Assim é possível definir o público alvo dentro da faixa etária de 15 a 64 anos que efetivamente terão contato com os impostos, tributos, direitos e deveres do cidadão e precisarão de tais esclarecimentos.

Pessoas que não pagam impostos diretamente ou indiretamente ao município, como crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social ou, habitantes da reserva indígena (aproximadamente 800) não fazem parte do público-alvo mas, também serão beneficiados com a difusão da informação e ações educativas e de participação popular.

 

6. OBJETIVOS

6.1. OBJETIVO GERAL

O objetivo geral consiste em divulgar as ações da SMOF (Secretaria Municipal de Orçamento e Finanças) de forma clara, objetiva e transparente para toda a comunidade de Ibiraiaras/RS. Isso fará com que os cidadãos tenham mais consciência do destino de seus recursos, irão compreender como seus impostos estão sendo utilizados. Eventualmente saberão dos relatórios gerados pela secretaria: relatórios de gestão sobre como os recursos públicos são alocados em diferentes áreas, como saúde, educação, infraestrutura e segurança.

Os cidadãos também estarão mais informados e capazes de acompanhar a execução do orçamento municipal, motivá-los a participar da tomada de decisões e, por consequência, exigirem melhores resultados da administração pública.

 

6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Informar: divulgar os programas, projetos e serviços da SMOF (Secretaria Municipal de Orçamento e Finanças), prestar contas à população sobre a gestão dos recursos públicos, esclarecer dúvidas e dar retorno às solicitações da comunidade.

·         Educar: promover a educação fiscal, também explorando programas já existentes como o PIT – Programa de Integração Tributária do Governo do Estado e, conscientizar a população sobre a importância da gestão pública eficiente, divulgar informações sobre o orçamento municipal, a Lei de Responsabilidade Fiscal, PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), LOA (Lei Orçamentária Anual) e outros temas relevantes

·         Incentivar/motivar: incentivar a participação da comunidade na gestão pública.

·         Engajar: estimular a participação da comunidade nas decisões da secretaria junto aos gestores e junto aos vereadores, criar um canal de diálogo direto com a população, fortalecer a transparência na gestão pública.

 

7. AÇÕES (OU ATIVIDADES)

As ações e atividades indicam o trabalho que a Secretaria Municipal de Orçamento e Finanças deverá explorar nas divulgações, são ações divididas em Objetivos Gerais, segmentadas em Objetivos Específicos que servirão para informar, educar, conscientizar, oferecer serviços e oportunidades à população e, comprometida com a transparência, a eficiência e o bem-estar da população, espera um engajamento maior dos cidadãos.

É possível destacar divulgação de: IPTU, Alvarás, IPVA, emprego e empreendedorismo, alertas, prestação de contas, regularização, formalização, participação social, campanhas de conscientização, microcréditos, MEI, Nota Fiscal Gaúcha e outros.


Objetivo Geral

Objetivos Específicos

Atividades/Ações

Divulgar as ações da Secretaria de Orçamento e Finanças do Município de Ibiraiaras para fins de evolução e crescimento com uma maior participação da sociedade na gestão pública

Informar a população geral

Informações pagamentos de IPTU (1º semestre)

Informações pagamentos de Alvarás (mai-jul)

Calçamento/passeio (vantagens/deveres) (trimestral)

Desconto do IPVA (dez-abr)

Divulgação Estoque de Empregos (mensal)

Divulgação PIT - Programa de Integração Tributária do Estado (bimestral)

Alerta a Golpes (bimestral)

Principais receitas do Município (trimestral)

Pagamento de Serviços de Máquina (trimestral)

Chamar para efetuarem o "Visto" do bloco do produtor rural (jan-mar)

Mensagens e cobranças (mensal)

Divulgar devedores do ICMS (anual)

Informação Alvará Bombeiros (semestral)

Educar com foco em contribuintes

Audiência Pública (anual) para a Cartilha de Compras

Programa de Autorregularização Incentivada da Receita Federal (bimestral)

A importância das denúncias (bimestral)

DASN-MEI  Declaração anual do MEI (jan-mai)

Declaração anual de Imposto de Renda (fev-mai)

Regularização obras ISS obras (trimestral)

Divulgação de DITR - declarações do ITR (ago-set)

COMO O MUNICÍPIO ARRECADA Visita Educativa (semestral)

Conscientizar Alvará de demolição (trimestral)

NFG Nota Fiscal Gaúcha - CPF na Nota (mensal)

Empreendedores e contadores Junta Comercial e REDESIM (mensal)

Incentivar/
motivar o envolvimento

Realizar inserções (semanais - 2x) na rede social

Estimular CPF na Nota (mensal)

Divulgar Microcréditos (trimestral)

Espaço Co-working disponível (trimestral)

Engajar a participação de todos

MEI passo a passo (trimestral)

Divulgação ganhadores do Nota Fiscal Gaúcha (mensal)

Conselhos Municipais a participação da população (bimestral)

Estimular emplacar o carro na cidade (trimestral)

Audiência Pública LDO 2024 (mai-jul)

Audiência Pública LOA 2024 (ago-out)

 

8. METAS E INDICADORES

O projeto a seguir consiste em um plano de ação estruturado com metas e indicadores para conscientizar a população sobre tributos e aumentar a arrecadação. Inclui ações de divulgação mensal, bimestral, trimestral e semestral ao longo do ano, com o objetivo de engajar os cidadãos e promover uma participação ativa nas iniciativas relacionadas aos tributos municipais.

As metas são quantificações dos objetivos, são explícitas para melhor compreensão. Os indicadores, por sua vez, balizam o acompanhamento e a avaliação do projeto, indicando se as metas estão sendo atingidas e se os objetivos estão sendo alcançados. Existem indicadores de processo, que avaliam a execução das atividades, e indicadores de resultado, que medem o alcance dos objetivos. Além disso, alguns projetos podem trabalhar com indicadores de impacto, que avaliam as consequências indiretas do projeto além de seus objetivos diretos e, por último, há indicadores que apenas apontam como “Executado” (quer dizer que foi divulgado) ou “Não executado” (não divulgado).


Objetivo Geral

Objetivos Específicos

Atividades/Ações

Meta

Indicador

Divulgar as ações da Secretaria de Orçamento e Finanças do Município de Ibiraiaras para fins de evolução e crescimento com uma maior participação da sociedade na gestão pública

Informar a população em geral

Informações pagamentos de IPTU (1º semestre)

Proprietários de imóveis: realizar o pagamento antecipado com desconto ou, parcelado do tributo:  pagamento cota única/pagamento parcelado.

Taxa de inadimplência do IPTU

Informações pagamentos de Alvarás (mai-jul)

Empresas e contadores: quanto ao dever do pagamento do ALVARÁ (ISSQN FIXO e/ou TAXA DE VISTORIA E LOCALIZAÇÃO)

Taxa de inadimplência do Alvará

Calçamento/passeio (vantagens/deveres) (trimestral)

Proprietários de imóveis: Atender as disposições da Lei Municipal 1.431/2001 art. 5°, tornar a cidade mais bela, organizada e segura

Cobertura de calçamento e passeio da cidade

Desconto do IPVA (dez-abr)

Proprietários de veículos: vantagem em obter desconto e, para a Municipalidade: com a antecipação o recurso entra no mesmo exercício financeiro

Valores creditados antecipadamente no exercício financeiro

Divulgação Estoque de Empregos (mensal)

Informação à comunidade, estimular a empregabilidade e indicar os setores mais produtivos

3 indicadores:
Percentual de Carteiras assinadas;
Salário admissional;
Percentual Setores que mais empregam.

Divulgação PIT - Programa de Integração Tributária do Estado (bimestral)

Receita Estadual: atingir os 14 requisitos para aumentar o retorno de ICMS

Percentual de aumento na participação do ICMS (até 0,50% do Valor Adicionado)

Alerta a Golpes (bimestral)

População: orientação específica para evitar prejuízos

Relatos de golpes registrados na Polícia Civil

Principais receitas do Município (trimestral)

Cidadãos: garantir transparência e permitir que os cidadãos acompanhem como o dinheiro público é arrecadado (mais cidadania).

Executado (divulgado) / Não executado

Pagamento de Serviços de Máquina (trimestral)

Usuários do serviço: Conscientizar que os serviços de horas máquina, uso de quadras e outros solicitados pela prefeitura devem ser pagos conforme instruído na solicitação, risco de inclusão na dívida ativa

Entrada de recursos próprios - horas máquina

Chamar para efetuarem o "Visto" do bloco do produtor rural (jan-mar)

Produtores rurais: realizarem a revisão anual obrigatória (janeiro à 15 de março de cada ano). Beneficia duas frentes:
-> Município: aumento de ICMS a ser recebido (consequentemente, todos os cidadãos);
-> Produtor: propriedade ativa, beneficia-se com recolhimento previdenciário.

Percentual de agricultores que cumpriram essa exigência (site sefaz)

Mensagens e cobranças (mensal)

Contribuintes: envio de mensagens e cobranças com intuito de diminuir a inadimplência no município

Índice geral de inadimplência

Divulgar devedores do ICMS (anual)

Site do município: exigência Receita Estadual

Executado (divulgado) / Não executado

Informação Alvará Bombeiros (semestral)

Contadores, empreendedores e proprietários de imóveis: orientações e mudanças recentes na legislação.

Executado (divulgado) / Não executado

Educar com foco em contribuintes

Audiência Pública (anual) para a Cartilha de Compras

Empresários/empreendedores: prefeitura é o maior comprador do município/fomentar o mercado local.

Executado (divulgado) / Não executado
Percentual de participação de fornecedores locais

Programa de Autorregularização Incentivada da Receita Federal (bimestral)

Devedores da Receita: Instrução Normativa RFB nº 2.168, de 28 de dezembro de 2023. O programa concede ao contribuinte condições especiais para regularização de tributos administrados pela Receita Federal.

Executado (divulgado) / Não executado

A importância das denúncias (bimestral)

Denunciantes: é importante a denúncia ao verificar algo errado procurando os canais corretos de denúncia e informação (polícia, setor fiscal, conselho tutelar, etc.)

Executado (divulgado) / Não executado

DASN-MEI  Declaração anual do MEI (jan-mai)

MEI's: declarar eletronicamente seu faturamento anual.

Percentual de declarantes (acesso Receita Federal))

Declaração anual de Imposto de Renda (fev-mai)

Contribuintes e contadores: a data é tradicional, estimular gera melhor resultado e retorno ao município

Executado (divulgado) / Não executado

Regularização obras ISS obras (trimestral)

Construtores/empreiteiras/engenheiros: regularização de obras / ISS obras / CERTIDÕES: ISS - 3% do valor de mão de obra para construção / Habite-se / validade do Alvará

Percentual de arrecadação no ISS de obras

Divulgação de DITR - declarações do ITR (ago-set)

Produtores rurais: Esclarecer e estimular as Declarações de ITR (Imposto Territorial Rural) de forma correta Lei Federal:  10.257/2001

Valor da arrecadação de ITR no município

COMO O MUNICÍPIO ARRECADA Visita Educativa (semestral)

Colégios: Visita Educativa aos alunos orientando quanto aos tributos.

Executado (divulgado) / Não executado

Conscientizar Alvará de demolição (trimestral)

Construtores/empreiteiras/engenheiros: regularizar terreno e obra em momento oportuno para não ter que fazer de última hora

Percentual de imóveis irregulares.
e/ou
Número de notificações.

NFG Nota Fiscal Gaúcha - estimular REGISTROS

Consumidores e empresas: conscientizar (atualmente Ibiraiaras/RS março/2024 - 6.776 habitantes = 1.714 inscritos)

Percentual de inscritos no programa NFG

Empreendedores e contadores Junta Comercial e REDESIM (mensal)

Empreendedores e Contadores: informar atualizações no sistema, estimular correto preenchimento, informar as responsabilidades

Executado (divulgado) / Não executado

Incentivar/
motivar o envolvimento

Realizar inserções (semanais - 2x) na rede social

Sala do Empreendedor - rede social e população: gera aumento de arrecadação e melhorias para o município.

Executado (divulgado) / Não executado

Estimular INSERÇÃO de CPF na Nota Fiscal (mensal)

Consumidores: possibilidade de prêmios.
Município aumento de arrecadação.

Número de Notas emitidas no período

Divulgar Microcréditos (trimestral)

MEI's:  Página prefeitura + Instagram orientar e conscientizar o uso e captação do recurso.

Executado (divulgado) / Não executado

Espaço Co-working disponível (trimestral)

Entidades, conselhos, outros: disponibilizar o espaço com o intuito de amparo e apoio ao desenvolvimento do requerente.

Frequência da ocupação do espaço.

Engajar a participação de todos

MEI passo a passo (trimestral)

Sala do Empreendedor - divulgar espaço que é canal de interação com os cidadãos e empresários.

Executado (divulgado) / Não executado

Divulgação ganhadores do Nota Fiscal Gaúcha (mensal)

Consumidores: comprovação da efetividade no pagamento de prêmios.

Executado (divulgado) / Não executado

Conselhos Municipais a participação da população (bimestral)

População: divulgar esses órgãos mistos, compostos por representantes do governo e integrantes da sociedade civil, que são responsáveis por formular políticas públicas e fiscalizar se elas são realizadas de forma adequada.

Executado (divulgado) / Não executado
e
Percepção de engajamento.

Estimular emplacar o carro na cidade (trimestral)

Proprietários de veículos: se a placa não é do município, beneficia outra cidade. E, pelo Código de Trânsito Brasileiro, possuir carro com a placa diferente do município de residência, é contravenção.

Quantidade de veículos emplacados no município (site sefaz)

Audiência Pública LDO 2024 (mai-jul)

População: É importante a participação da população com o intuito de desenvolver o controle social dos tributos e na Lei de DIRETRIZES Orçamentárias

Número de participantes na ata da audiência (comparar crescimento anual)

Audiência Pública LOA 2024 (ago-out)

População: É importante a participação da população com o intuito de desenvolver o controle social dos tributos e na Lei de Orçamento ANUAL

Número de participantes na ata da audiência (comparar crescimento anual)


Cada objetivo específico, é viável desenvolver várias ações que sejam consistentes com ele. As atividades propostas contribuirão para o alcance dos objetivos aos quais estão vinculadas. Embora a maioria dos exemplos apresentados possuem uma única meta para cada ação, é possível que uma ação tenha mais de uma meta e/ou indicador para cada meta.


 
9. METODOLOGIA DE TRABALHO

A metodologia utilizada é essencialmente a de divulgações e, os indicadores em sua maioria estão disponibilizados no sistema informatizado de gestão do município ou dados fornecidos em endereços eletrônicos da Receita Estadual, Federal.

A ação/atividade: Informações pagamentos de IPTU deve ser programada nos 3 meses próximos do vencimento (definido por decreto no início do ano), é direcionada aos proprietários de imóveis: a ideia é que venham a realizar o pagamento antecipado com desconto ou, parcelado do tributo, isso faz com que a receita entre nos cofres municipais, o sistema informatizado de gestão fornece a informação de “taxa de inadimplência do IPTU” o que permite monitorar essa atividade.

A ação/atividade: Informações pagamentos de Alvarás deve ser programada nos 3 meses próximos do vencimento (definido por decreto no início do ano) tem como foco as empresas e os contadores: quanto ao dever do pagamento do ALVARÁ que também é conhecido como “ISSQN fixo” e/ou “taxa de vistoria e localização”.            O sistema informatizado de gestão fornece a informação de Taxa de inadimplência do Alvará.

A ação/atividade: Calçamento/passeio deve ser trimestral e visa conscientizar os proprietários de imóveis a atenderem as disposições da Lei Municipal 1.431/2001 art. 5°, que, além de tornar a cidade mais bela, organizada e segura, reduz o valor do IPTU cobrado do imóvel/terreno. A cobertura de calçamento e passeio da cidade é o indicador utilizado e pode ser levantado no sistema informatizado.

A ação/atividade: Desconto do IPVA ocorrerá de dezembro à abril. É uma ação de divulgação aos proprietários de veículos, demonstra a vantagem em estar em dia com essa obrigação e obter desconto e. Por outro lado, também é vantajoso para a municipalidade que, com a antecipação, o recurso entra no mesmo exercício financeiro, Pode ser monitorado com valores creditados antecipadamente no exercício financeiro através do sistema ou ainda, para usuários autorizados, no site da Secretaria da Fazenda: https://www.sefaz.rs.gov.br/SAT/IPV-PAG.aspx.

A ação/atividade: Divulgação Estoque de Empregos deve ser mensal e entrega informação à toda a comunidade, serve para estimular a empregabilidade e indicar os setores mais produtivos (indústria, serviços, agropecuária, comércio, construção). Há a entrega de 3 indicadores pelo site do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o percentual de carteiras assinadas, salário admissional e, percentual Setores que mais empregam.

A ação/atividade: Divulgação PIT que é o Programa de Integração Tributária, segue os parâmetros do Governo do Estado e deve obedecer uma frequência no mínima de divulgações bimestrais. Há 14 requisitos que, ao serem comprovados, são capazes para aumentar o retorno de ICMS ao município. O indicador será o IPM (Índice de Participação dos Municípios) que é percentual que influencia em até 0,50% do chamado VA - Valor Adicionado.

A ação/atividade: Alerta a Golpes deve ser bimestral e visa informar a população em uma orientação específica para evitar prejuízos é possível monitorar junto à parceria com a Polícia Civil na entrega de relatório específico com a evolução de relatos de golpes registrados.

A ação/atividade: Principais receitas do Município será trimestral, visa informar e educar os cidadãos, garantirá transparência e permitirá que os cidadãos acompanhem como o dinheiro público é arrecadado. Consequentemente haverá mais cidadania e participação. O indicador é simples: “Executado” (divulgado) ou “Não executado”.

A ação/atividade: Pagamento de Serviços de Máquina será trimestral, visa orientar os usuários dos serviços chamados de “horas máquinas” porém abrange os serviços de horas máquina, uso de quadras e outros aluguéis de espaços e equipamentos do município, são solicitados à prefeitura e devem ser pagos conforme instruído na solicitação, do contrário, há risco de inclusão na DA - Dívida Ativa. É possível acompanhar no sistema de gestão a entrada de recursos próprios - horas máquina.

A ação/atividade: Chamar para efetuarem o "Visto" do bloco do produtor rural deve ocorrer de janeiro à 15 de março, o foco é fazer com que os produtores rurais realizem a revisão anual obrigatória e atualização cadastral, do contrário podem ser penalizados pela Receita Estadual e, ao mesmo tempo beneficia duas frentes: o município com o aumento de ICMS a ser recebido (consequentemente, todos os cidadãos) e, o produtor rural que ,com sua propriedade ativa, beneficia-se com recolhimento previdenciário. O indicador a ser monitorado é o percentual de agricultores que cumpriram essa exigência no site da Secretaria da Fazenda.

A ação/atividade: Mensagens e cobranças deve ter uma rotina mensal e visa contato com os contribuintes inadimplentes com o envio de mensagens e cobranças que têm o intuito de reduzir a inadimplência no município e evitar a cobrança administrativa através do protesto ou ainda, o ajuizamento de dívidas. O índice geral de inadimplência é capaz de monitorar a efetividade desse trabalho do setor de arrecadação/tributos/cobrança do município.

A ação/atividade: Divulgar devedores do ICMS é anual e deve ser atualizada no site do município por ser uma exigência Receita Estadual, o indicador é “Executado” (divulgado) / “Não executado”.

A ação/atividade: Informação Alvará Bombeiros divulgará semestralmente aos contadores, empreendedores e proprietários de imóveis, orientações e mudanças recentes na legislação é uma ação de orientação, educação e esclarecimento a esse público-alvo. O indicador é “Executado” (divulgado) ou “Não executado” para essa ação.

A ação/atividade: Audiência Pública para a Cartilha de Compras será anual e existe para esclarecer aos empresários e empreendedores dúvidas de como fornecer ao poder público e, ao mesmo tempo estimular essa prestação de serviço ou fornecimento de materiais e outros. A prefeitura geralmente é o maior comprador do município, especialmente em cidades pequenas e fomenta o mercado local. O indicador é "Executado” (divulgado) ou “Não executado” mas deve ser acompanhado o percentual de participação de fornecedores locais nas compras públicas, fornecido pelo sistema de gestão.

A ação/atividade: Programa de Autorregularização Incentivada da Receita Federal será bimestral, o público são os devedores da Receita e divulgará a IN – Instrução Normativa da RFB número 2.168, de 28 de dezembro de 2023. O programa concede ao contribuinte condições especiais para regularização de tributos administrados pela Receita Federal. Indicador: “Executado” (divulgado) ou, “Não executado”.

A ação/atividade: A importância das denúncias deve ser bimestral, orienta a população e aos “denunciantes” (cidadãos que necessitam de apoio em alguma ação do município ou, que estejam exercendo a cidadania através do zelo da “coisa pública”): é importante a denúncia ao verificar algo errado procurando os canais corretos de denúncia e informação (junto à polícia, setor fiscal, conselho tutelar, receita, IBAMA, vigilância, etc.) e deve ser amplamente divulgado garantindo esse direito ao cidadão. Indicador é “Executado” (divulgado) ou “Não executado” mas também pode ser levantado o número de denúncias junto aos setores citados.

A ação/atividade: DASN-MEI é direcionada aos Microempreendedores individuais (MEI’s) e os orienta a realizar a declaração anual do MEI onde, o sistema permite a execução do dia 1º de janeiro e vai até 31 de maio de cada ano, por isso as divulgações devem ocorrer nesse período, assim os “MEI's” podem declarar eletronicamente seu faturamento anual e cumprir essa obrigação. O índice do percentual de declarantes pode ser acessado no site da Receita Federal.

A ação/atividade: Declaração anual de Imposto de Renda deve ser realizada entre fevereiro e maio já que o prazo máximo é 31 de maio e, servirá para orientar contribuintes e contadores, a data é tradicional, estimular gera melhor resultado e retorno ao município. Será acompanhado verificando se foi “Executado” (divulgado) ou “Não executado”.

A ação/atividade: Regularização de obras/ISS de obras será trimestral e o público alvo deve ser os construtores, as empreiteiras e engenheiros mas esse esclarecimento alcançará todos os proprietários de imóveis e terrenos que, em algum momento irão executar algum tipo de obra em sua área, a regularização de obras acarretará o pagamento do ISS (Imposto Sobre Serviço) que regularizará a obra e trata-se de uma obrigação do contribuinte, possibilitará a emissão da certidão de ISS e o valor desse tributo é de 3% (Três Por Cento) do valor de mão de obra para construção, é um tributo importantíssimo para o município e, é permitirá a emissão do documento do “Habite-se”, o indicador é o percentual de arrecadação no ISS de obras nas receitas próprias do município.

A ação/atividade: Divulgação de DITR - Declarações do ITR ocorrerá entre os meses de agosto e setembro, é direcionada aos “produtores rurais” (toda pessoa física ou jurídica proprietária, titular do domínio útil ou possuidora a qualquer título, inclusive a usufrutuária, de imóvel rural) que têm a obrigação de realizar essa declaração anualmente até o último dia útil do mês de setembro. Visa esclarecer e estimular as Declarações de ITR (Imposto Territorial Rural) de forma correta Lei Federal:  10.257/2001 e o valor da arrecadação de ITR vai para o cofre municipal (no caso de município que possui firmado o convênio com a União). O indicador é o valor arrecadado.

A ação/atividade: “Como o Município Arrecada” – Visita Educativa será uma ação mínima semestral pelos gestor aos colégios. É direcionada aos alunos e levará orientação e esclarecimento quanto aos tributos e caminho do dinheiro de arrecadação e impostos. Indicador: “Executado” (divulgado) ou “Não executado”.

A ação/atividade: Conscientizar Alvará de demolição será trimestral e é direcionada aos construtores, empreiteiras, engenheiros e, todos os proprietários de imóveis e terrenos, visa regularizar terrenos e obras que serão desmanchados. Assim haverá compulsoriamente a arrecadação dessa obrigação e, as áreas poderão ser regularizadas e valorizadas. O indicador será o percentual de imóveis irregulares levantados pelo Setor Fiscal e também pode ser acompanhado pelo número de notificações expedidas.

A ação/atividade: NFG – Nota Fiscal Gaúcha - estimular REGISTROS é direcionada a consumidores e empresas, visa conscientizar esse público-alvo e aumentar a adesão ao programa que prevê diversas vantagens e estímulos dentre os quais podem se destacar os prêmios em dinheiro, sistema de cashback, auxílio a clubes de futebol e instituições cadastradas. A medida também gera mais arrecadação ao município. Atualmente no município de Ibiraiaras/RS (março de 2024), dentre os 6.776 habitantes, há 1.714 inscritos, esse é o indicador que será acompanhado e pode ser obtido diretamente no site do programa NFG: https://nfg.sefaz.rs.gov.br/Municipio/municipio.aspx.

A ação/atividade: Empreendedores e contadores Junta Comercial e REDESIM é direcionada aos empreendedores e contadores, deve ser mensal e busca informar atualizações no sistema da Junta Comercial, estimular correto preenchimento para um correto estudo de viabilidade e regularização das empresas e irá informar as responsabilidades e obrigações desses profissionais e os empreendedores. O indicador é a atividade de “Executado” (divulgado) ou “Não executado”.

A ação/atividade: Realizar inserções na rede social da Sala do Empreendedor é voltada aos empreendedores mas também orientará toda a população, prevê a divulgação em 2 dias da semana e deve ser realizada toda 3ª feira e 5ª feira com os mais diversos temas de divulgação com temáticas sobre o empreendedorismo como: cursos, palestras, orientações, processos licitatórios e outros. Visa gerar aumento de arrecadação e melhorias para o município com a formalização, instrução e empreendedorismo. Indicador: “Executado” (divulgado) ou “Não executado”.

A ação/atividade: Estimular INSERÇÃO de CPF na Nota Fiscal deve ser mensal e é um complemento da ação de divulgação do cadastro já que, após o cadastro é necessário informar o CPF no ato de cada compra, ação voltada aos consumidores, aumenta a possibilidade de prêmios (dinheiro, cashback, auxílio a times e instituições cadastradas). Visa gerar aumento de arrecadação ao município e, deve ser monitorada através da informação do número de Notas Fiscais emitidas no período que é disponibilizado no Site do Nota Fiscal Gaúcha: https://nfg.sefaz.rs.gov.br/Municipio/municipio.aspx.

A ação/atividade: Divulgar Microcréditos ação de divulgação deve ser trimestral e tem como foco informar aos Microempreendedores Individuais (MEI's), orientando também quanto a necessidade, captação, uso e aplicação desse recurso, será divulgado na página prefeitura e redes sociais da Sala do Empreendedor, indicador: “Executado” (divulgado) ou “Não executado”, não há necessidade de solicitar relatórios às Instituições Financeiras por se tratar de uma ação muito específica.

A ação/atividade: Espaço co-working disponível, uma ação trimestral que foca nas entidades, conselhos e outros. A ideia é disponibilizar o espaço com o intuito de amparo e apoio ao desenvolvimento do requerente e, o indicador para acompanhamento dessa ação será a frequência da ocupação do espaço via agendamento.

A ação/atividade: MEI passo a passo, divulgação trimestral da Sala do Empreendedor Ibiraiaras, a publicidade desse espaço que é um canal de interação com os cidadãos e empresários é importante para que fomente o empreendedorismo e esclareça dúvidas dos empreendedores, também são oferecidos dezenas de serviços gratuitos a esse público. Indicador: “Executado” (divulgado) ou “Não executado”.

A ação/atividade: Divulgação ganhadores do Nota Fiscal Gaúcha, uma ação mensal que é uma exigência do programa mas também muito importante aos contribuintes que informam o CPF no momento de compras assim, os consumidores têm a comprovação da efetividade no pagamento de prêmios. Acompanhamento através de “Executado” (divulgado) ou “Não executado”. Importante o e-mail junto ao programa estar atualizado e sendo acessado já que a informação chega através deste.

A ação/atividade: Conselhos Municipais divulgação direcionada à participação da população em conselhos, realizar bimestralmente. Os Conselhos Municipais são órgãos mistos, compostos por representantes do governo e integrantes da sociedade civil. São responsáveis por formular políticas públicas e fiscalizar se elas são realizadas de forma adequada, ou seja, um verdadeiro exercício de cidadania e educação além de fiscalizar as ações públicas. Indicador: "Executado” (divulgado) ou “Não executado”.

A ação/atividade: Estimular emplacar o carro na cidade, divulgar trimestralmente e direcionar a informação aos proprietários de veículos pois, se a placa não é do município, beneficia outra cidade. Ainda, pelo CTB – Código de Trânsito Brasileiro: “possuir carro com a placa diferente do município de residência, é contravenção.” O indicador é a quantidade de veículos emplacados no município (site sefaz) e beneficia diretamente o município uma vez que, 50% (Cinquenta Por Cento) dos valores arrecadados do IPVA vão para o cofre municipal.

A ação/atividade: Audiência Pública LDO 2024, divulgar entre maio e julho que são os meses de elaboração até a votação e promulgação da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias, uma obrigação anual do município e visa envolver a população e obter a participação com o intuito de desenvolver o controle social dos tributos e na Lei de DIRETRIZES Orçamentárias, um indicador a ser acompanhado será a evolução do número de participantes registrados na ata da audiência (comparar crescimento anual).

A ação/atividade: Audiência Pública LOA 2024, divulgar entre agosto e outubro que coincidirá com o período de elaboração até a votação e promulgação, foco em atingir a população em geral pois é importante a participação com o intuito de desenvolver o controle social dos tributos e na LOA - Lei de Orçamento Anual. Indicador: número de participantes na ata da audiência (comparar crescimento anual).

É imprescindível que todas as ações sejam submetidas a um processo de monitoramento contínuo e que haja uma cobrança efetiva por parte do gestor da “pasta” – responsável pela secretaria – aos responsáveis pela sua execução. Caso contrário, o esforço empreendido nessas ações corre o risco de ser desperdiçado.

10. EQUIPE DO PROJETO

O coordenador do projeto que realizará o acompanhamento ativo das execuções das ações é o gestor da secretaria ou, em sua ausência, responsável legal substituto, o acompanhamento das atividades deve ser semanal e envolve equipe de servidores que são: 1) o assessor de imprensa que é o responsável pela execução das atividades, juntamente com a 2) pessoa responsável pelo atendimento na Sala do Empreendedor e 3) empresa contratada que é especializada na prestação de serviços de Assessoria ao Setor de Imprensa e Comunicação.

            A equipe poderá receber a distribuição das atividades e ser reestruturada na ausência de um dos elementos citados. Ainda, Haverá momentos em que a divulgação será realizada junto a parceiros (rádios, colégios, veículo com alto falante). Os contatos de serviços de terceiros, servidores públicos e/ou prestadores de serviços são formalizados em contratos de acordo com a lei, há financiadores/apoiadores que exigem que o projeto aponte, distribua e relacione todos os profissionais da equipe indicada nas ações e nas metas apresentadas, tornando essa relação o mais explícita e objetiva possível, ficando a cargo do secretário direcionar as atividades.

 

11.CRONOGRAMA

O cronograma abaixo corresponde à distribuição das ações ao decorrer do ano, dividido nos 12 meses. É importante como ferramenta de planejamento mas também para o acompanhamento visual da execução do projeto. Está de acordo com a metodologia e objetivos propostos.


Objetivos Específicos

Atividades/

Ações

Meta

Mês 1

Mês 2

Mês 3

Mês 4

Mês 5

Mês 6

Mês 7

Mês 8

Mês 9

Mês 10

Mês 11

Mês 12

Informar a população geral

Informações pagamentos de IPTU (1º semestre)

 

Internet
Rádio
Carro som

Internet
Rádio
Carro som

Internet
Rádio
Carro som

Internet
Rádio
Carro som

Internet
Rádio
Carro som

 

 

 

 

 

 

Informações pagamentos de Alvarás (mai-jul)

 

 

 

 

Internet

Internet
Rádio

Internet
Rádio
Carro som

 

 

 

 

 

Calçamento/passeio (vantagens/deveres) (trimestral)

 

 

Internet

 

 

Internet

 

 

Internet

 

 

Internet

Desconto do IPVA (dez-abr)

Internet

Internet

Internet
Rádio

Internet
Rádio

 

 

 

 

 

 

 

Internet

Divulgação Estoque de Empregos (mensal)

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Divulgação PIT - Programa de Integração Tributária do Estado (bimestral)

 

Internet

 

Internet

 

Internet

 

Internet

 

Internet

 

Internet

Alerta a Golpes (bimestral)

 

Internet

 

Internet

 

Internet

 

Internet

 

Internet

 

Internet

Principais receitas do Município (trimestral)

 

 

Internet
Rádio

 

 

Internet
Rádio

 

 

Internet
Rádio

 

 

Internet
Rádio

Pagamento de Serviços de Máquina (trimestral)

 

 

Mensagem direcionada

 

 

Mensagem direcionada

 

 

Mensagem direcionada

 

 

Mensagem direcionada

Chamar para efetuarem o "Visto" do bloco do produtor rural (jan-mar)

Internet
Rádio

Internet

Internet
Rádio
Carro som

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mensagens e cobranças (mensal)

Mensagem direcionada

Mensagem direcionada

Mensagem direcionada

Mensagem direcionada

Mensagem direcionada

Mensagem direcionada

Mensagem direcionada

Mensagem direcionada

Mensagem direcionada

Mensagem direcionada

Mensagem direcionada

Mensagem direcionada

Divulgar devedores do ICMS (anual)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Site Município

Informação Alvará Bombeiros (semestral)

 

 

 

 

 

Internet Mensagem direcionada

 

 

 

 

 

Internet Mensagem direcionada

Educar com foco em contribuintes

Audiência Pública (anual) para a Cartilha de Compras

Internet
Rádio
Câmara

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Programa de Autorregularização Incentivada da Receita Federal (bimestral)

 

Internet

 

Internet

 

Internet

 

Internet

 

Internet

 

Internet

A importância das denúncias (bimestral)

 

Internet
Rádio

 

Internet

 

Internet

 

Internet

 

Internet

 

Internet

DASN-MEI  Declaração anual do MEI (jan-mai)

Internet

 

 

Internet

Internet
Rádio

 

 

 

 

 

 

 

Declaração anual de Imposto de Renda (fev-mai)

 

Internet

Internet

Internet
Rádio

Internet

 

 

 

 

 

 

 

Regularização obras ISS obras (trimestral)

 

 

Internet

 

 

Internet

 

 

Internet

 

 

Internet

Divulgação de DITR - declarações do ITR (ago-set)

 

 

 

 

 

 

 

Internet

Internet
Rádio

 

 

 

COMO O MUNICÍPIO ARRECADA Visita Educativa (semestral)

 

 

 

 

Colégios

 

 

 

 

 

Colégios

 

Conscientizar Alvará de demolição (trimestral)

 

 

Internet

 

 

Internet

 

 

Internet

 

 

Internet

NFG Nota Fiscal Gaúcha - CPF na Nota (mensal)

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Empreendedores e contadores Junta Comercial e REDESIM (mensal)

 

 

Internet

Internet

Internet

Internet

Internet

Internet

Internet

Internet

Internet

Internet

Incentivar/
motivar o envolvimento

Realizar inserções (semanais - 2x) na rede social

Rede Sala

Rede Sala

Rede Sala

Rede Sala

Rede Sala

Rede Sala

Rede Sala

Rede Sala

Rede Sala

Rede Sala

Rede Sala

Rede Sala

Estimular CPF na Nota (mensal)

Internet

Internet

Internet

Internet

Internet

Internet

Internet

Internet

Internet

Internet

Internet

Internet

Divulgar Microcréditos (trimestral)

 

 

Internet

 

 

Internet

 

 

Internet

 

 

Internet

Espaço Co-working disponível (trimestral)

 

 

Rede Sala

 

 

Rede Sala

 

 

Rede Sala

 

 

Rede Sala

Engajar a participação de todos

MEI passo a passo (trimestral)

 

 

Rede Sala

 

 

Rede Sala

 

 

Rede Sala

 

 

Rede Sala

Divulgação ganhadores do Nota Fiscal Gaúcha (mensal)

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Internet
Rádio

Conselhos Municipais participação da população (bimestral)

 

Internet

 

Internet

 

Internet

 

Internet

 

Internet

 

Internet

Estimular emplacar o carro na cidade (trimestral)

 

 

Internet

 

 

Internet

 

 

Internet

 

 

Internet

Audiência Pública LDO 2024 (mai-jul)

 

 

 

 

Internet

Internet

Internet
Rádio

 

 

 

 

 

Audiência Pública LOA 2024 (ago-out)

 

 

 

 

 

 

 

Internet

Internet

Internet
Rádio

 

 


Observações: “Internet” significará que a divulgação abrangerá e será feita no site do município e também, nas redes sociais do município. Somente quando traz a informação específica que ficará em um ou outro canal. A informação “Rede Sala” indica que será utilizado apenas o perfil das redes sociais da Sala do Empreendedor Ibiraiaras.

 

12.ORÇAMENTO

O orçamento do projeto está alinhado com as atividades e metas, garantindo que os recursos financeiros atendam às necessidades e permita realizar o acompanhamento através dos indicadores. Pode haver divisão entre recursos materiais e de custeio, com percentuais definidos conforme o financiador.


Despesas de custeio

Quantidade

Valor Unitário (R$)

Valor Total Anual (R$)

1. Serviços de Terceiros

 

 

 

Serviços técnicos profissionais

12

 R$        7.886,00

 R$     94.632,00

Assessor de Imprensa

12

 R$        2.877,99

 R$     34.535,88

Moto/Carro de divulgação

10

 R$           190,00

 R$        1.900,00

Patrocínio rádio Comunitária

12

 R$        2.600,00

 R$     31.200,00

 

 

 

 

Sub-total

 

 

 R$   162.267,88

2. Material de Consumo

 

 

 

Impressão de panfletos e fôlderes

4

 R$           300,00

 R$        1.200,00

 

 

 

 

Sub-total

 

 

 R$        1.200,00

3. Capital

 

Telefone celular Sala do Empreendedor

1

 R$           900,00

 R$           900,00

 

 

 

 

Sub-total

 

 

 R$           900,00

TOTAL

 

 

 R$   164.367,88


Atenção especial para o fato de que as equipes não são exclusivas, os “Serviços técnicos profissionais” trata-se de empresa que presta serviço à toda a prefeitura e o mesmo se aplica ao “assessor de imprensa”. A questão do telefone celular: trata-se de um telefone da Sala do Empreendedor e a vida útil deste tipo de aparelho é de 5 anos.



 

REFERÊNCIAS:

Agência Brasil. Economia. 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com. br/economia/. Acesso em: 16 de março de 2024.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1988/constituicao-1988-5-outubro-1988-322142-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 14 de março de 2024.

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 ago. 2019. Seção 1, p. 1-5.

GIMENE, Márcio (Org.). Planejamento, orçamento e sustentabilidade fiscal. 1.ed. Brasília: Assecor, 2020. Autores: Júlia Marinho Rodrigues, Leandro Freitas Couto, José Celso Cardoso Júnior. Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento – Assecor.

Governo do Brasil. Declarar imposto sobre a propriedade territorial rural. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/servicos/declarar-imposto-sobre-a-propriedade-territorial-rural. Acesso em: 16 de março de 2024.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Portal do Governo Brasileiro. Brasil/Rio Grande do Sul/Ibiraiaras: IBGE, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/ibiraiaras/panorama. Acesso em: 07 de março de 2024.

Licitacon. TCE-RS LicitaCon Cidadão. 2024. Disponível em: https://portal.tce.rs.gov.br/. Acesso em: 16 de março de 2024.

LIRA, M. S. de; CAVALCANTE, A. C. de. Gestão por Competências nas Instituições Públicas. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2021.

Ministério do Trabalho e Previdência. Caged: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. 2023. Disponível em: https://caged.mte.gov.br/portalcaged/paginas/ home/home.xhtml. Acesso em: 16 de março de 2024.

PORTAL DE LEGISLAÇÃO DO MUNICÍPIO DE IBIRAIARAS / RS. Lei nº 2.652, de 12 de julho de 2023. Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2024. Disponível em: <https://cespro.com.br/visualizarDiploma.php?cdMunicipio=7562&cd Diploma=20232652&NroLei=2.652&Word=&Word2=>. Acesso em: 14 de março de 2024.

PORTAL TRANSPARÊNCIA DE IBIRAIARAS / RS. Disponível em: <http://189.14.227.196:8084/pronimtb/index.asp>. Acesso em: 14 de março de 2024.

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIRAIARAS / RS. Disponível em: <https://www.ibiraiaras.rs.gov.br/>. Acesso em: 15 de março de 2024.

Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul. IPVA - Pagamento. 2024. Disponível em: https://www.sefaz.rs.gov.br/SAT/IPV-PAG.aspx. Acesso em: 16 de março de 2024.

SILVA, Anielson Barbosa da. Gestão de Pessoas por Competências nas Instituições Públicas Brasileiras. 2ª edição, Brasília: Enap, 2019.


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