"Provisionar" versus "Aprovisionar"
Ontem em uma conversa sobre negócios surgiu a seguinte dúvida:
"... afinal, é provisionar ou aprovisionar?"
O contexto era sobre encargos financeiros da folha de pagamentos (Provisão férias + 1/3, Provisão para 13º salário, Provisão 13º / férias), naturalmente eu estava falando "provisão" mas quando fui questionado, efetivamente me pus em dúvida, qual é o correto? "Provisionar" ou "aprovisionar"?
No contexto de negócios e contabilidade, os termos "provisionar" e "aprovisionar" têm significados distintos, embora muitas vezes sejam confundidos. A distinção entre os dois é importante para garantir a precisão no uso da terminologia.
Provisionar é o termo correto a ser usado no contexto que mencionei, referente a encargos financeiros como provisão de férias, provisão para 13º salário, etc. Em contabilidade, "provisionar" refere-se ao ato de criar uma provisão, que é o reconhecimento de uma despesa futura prevista ou um passivo, mesmo que o pagamento ainda não tenha sido efetuado.
Exemplo de uso de "provisionar":
Provisionar o 13º salário dos funcionários.
Provisionar as férias + 1/3.
Aprovisionar, por outro lado, é mais utilizado no contexto de administração de materiais e logística, e refere-se ao ato de adquirir ou estocar recursos ou suprimentos necessários para a operação de uma empresa.
Exemplo de uso de "aprovisionar":
Aprovisionar matérias-primas para a produção.
Aprovisionar suprimentos de escritório.
Portanto, no contexto de encargos financeiros e folha de pagamentos, como provisão de férias, provisão para 13º salário, etc., o termo correto é "provisionar".
Espero ter ajudado.
Abraço e bons trabalhos!!!
Comentários
Postar um comentário