Análise de Riscos em participar de Licitações

Leia: Análise de Riscos em participar de Licitações



acesse o formulário exclusivo para avaliar a maturidade do seu negócio em “fornecer para o poder público”.

Formulário de Risco – forneça para o município

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DE RISCO:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdy-NcW0_YUgnzT6G9eRlrkJJ6VFtZLXWOV7qh2WeyMBGnpTw/viewform?usp=sf_link

Material destinado à empreendedores que querem fornecer para o município.

Análise de Riscos de Licitação

Às vezes, o principal risco é o simples fato de ainda não se estar preparado para uma licitação pública. É preciso avaliar a capacidade produtiva, os custos, a questão da entrega, etc.

Além disso, erros comuns podem ocorrer como desconsiderar o fluxo de produção e utilizar a mercadoria de um cliente para outro sem pensar na reposição do estoque, ou perder-se um prazo ou, ainda, entregar um produto fora da especificação.

Tudo isso pode gerar um enorme problema quando se trabalha com licitações. Cada um desses pequenos problemas pode acarretar sanções e multas. Por isso, cada novo edital de licitação merece uma análise de riscos.

Para minimizar estes riscos, antes de participar de qualquer licitação, aconselhamos que você faça uma análise de risco. A análise de risco serve para que você possa avaliar se sua empresa está preparada para participar daquela licitação.

 

Avalie o risco da licitação preenchendo o formulário no link acima.

Risco Alto: É considerado Alto Risco se você marcar a resposta “SIM” até seis vezes.

Médio Risco: O risco é considerado Médio se a resposta “SIM” for marcada de sete a oito vezes.

Baixo Risco: É considerado Baixo Risco se você marcar a resposta “SIM” de nove a dez vezes.

Após responder e analisar as suas respostas, você poderá identificar e analisar o que fazer:

Alto Risco:

·         Não participar da licitação.

·         Procurar processos de menor valor para começar.

·         Tentar concorrer apenas em alguns itens da licitação e não em toda ela.

Médio Risco:

·         Decidir se o risco da licitação vale a pena.

·         Prever alternativas, garantir reserva financeira, estoque, estar preparado para atrasos de pagamento, dentre outras coisas.

·         Participar de diferentes licitações e de processo com valores mais baixos ou participar somente de itens mais seguros da licitação.

Baixo Risco:

·         Participar da licitação.

·         Começar sempre com licitações menores e ir aprendendo com o processo antes de começar com as licitações maiores e com mais risco.

·         Repetir a participação em várias licitações de baixo risco e ir tornando a licitação uma receita corrente para a empresa.

 

A Análise de Risco é fundamental antes de se participar de cada licitação, pois com ela você poderá mapear os seus pontos a serem melhorados e também diminuir os riscos em participar de uma determinada licitação, pois ganhar uma licitação e não conseguir cumprir as cláusulas do contrato pode gerar inúmeros problemas para sua empresa e colocá-la numa situação financeira difícil. Por isso, mantenha essa tabela sempre em mãos e faça esta análise a cada licitação que for participar.


Para acessar o conteúdo completo da Cartilha de Compras 2024 clique: https://www.ibiraiaras.rs.gov.br/cartilha-de-compras-2024/

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Preencha um formulário para cada edital de licitação em que planeja participar. Reúna-se com seus sócios, sua família ou com as pessoas responsáveis pela produção e entrega dos produtos/serviços e preencham o formulário com a opinião de consenso do grupo. Vejam no verso como interpretar os resultados.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

🚀 Empreender com segurança é possível! Descubra a fórmula que une estratégia, persistência e qualidade para transformar seu negócio em um verdadeiro sucesso! 🔥💡

Série RGB Consultoria ep 03 completo - O que é Análise SWOT e Como Aplicar

Defina Objetivos Claros e Transforme sua Gestão – RGB Consultoria